quinta-feira, 26 de junho de 2008

O papel do networking na minha carreira

O administrador Fernando J. Wosniak Steler conta um pouco de sua passagem pelo programa O Aprendiz e como conseguiu um emprego de Gerente de Marketing e Vendas por meio do Você na Rede

Por Fernando J. Wosniak Steler - Diretor Executivo da AlphaGraphics/agDirect (Publicado no site da Revista Você S/A - Março de 2006)

"Desde Janeiro de 2004 participo como membro ativo do grupo Profissionais de Marketing do VOCÊ NA REDE, a comunidade de internautas da VOCÊ S/A. Considero muito importante para minha carreira participar da lista. Lá eu posso discutir com os colegas de profissão assuntos de interesse profissional ou mesmo fazer diversos contatos.No ano passado, o networking que desenvolvi no grupo me proporcionou uma grande mudança na carreira. Rodrigo Abreu, membro do grupo e Diretor de Desenvolvimento de Negócios da rede AlphaGraphics do Brasil, postou uma mensagem em setembro, avisando sobreum processo de seleção em andamento. No e-mail, ele explicava que estava precisando de um Gerente de Marketing e Vendas. Por conta disso, recebeu seis currículos e entrevistou três pessoas. Uma delas era eu. Seis meses antes de receber a mensagem, estava trabalhando como Gerente de Produtos na OmniLink, empresa líder em sistemas de rastreamento de frotas urbanas e de curtas distâncias que emprega tecnologia celular de alta velocidade. Estava começando uma carreira promissora em uma empresa que dobrava de tamanho a cada ano.Tinha tudo para dar certo, porém, dois meses após ser contratado, recebi uma ligação um pouco diferente. Era o responsável por selecionar os participantes do programa "O Aprendiz 2".

Eu havia me inscrito no site do programa, mas não esperava ser chamado no meio dos 60 mil candidatos. No começo, até duvidei um pouco que estavam me chamando, mas logo confirmei minha presença na dinâmica do processo seletivo. Avisei meu chefe e fui. Uma semana depois, após ser escolhido para participar do programa, precisei tomar uma decisão drástica: renunciar a um emprego que estava certo ou tentar concorrer por uma vaga de 250 mil reais por ano no Grupo Newcomm, algo totalmente incerto. Preferi correr o risco. Larguei tudo e fui. Fiquei totalmente confinado três meses na suíte presidencial do hotel Hilton em São Paulo. Foram três meses de trabalho intenso.

Na tarefa final do programa conheci o Max Gehringer, que foi um dos palestrantes. Em uma de nossas conversas, ele disse: "Vocês acumularam conhecimentos, compartilharam sucessos e frustrações, aprenderam várias lições que seriam importantes para outras pessoas. Por que vocês não botam tudo isso num livro?". Aquilo ficou zunindo na minha cabeça. No dia da etapa final do programa, conheci também o Ricardo Bellino, que é o sócio do Donald Trump e autor do Best Seller "3 minutos para o sucesso", lançado no Brasil pela Editora Campus/Elsevier e nos EUA pela Mcgraw Hills. Comentei com ele sobre a possibilidade dos 16 aprendizes escreverem um livro e ele disse: "Feito!".

O programa acabou e voltei para casa sem o emprego no Grupo Newcomm. Chequei meus e-mails e lá estava a mensagem enviada para o grupo Profissionais de Marketing do VOCÊ NA REDE: "Processo de Seleção em andamento". Fiz a entrevista, fui selecionado e hoje estou trabalhando como Gerente de Marketing e Vendas da rede AlphaGraphics do Brasil. O livro "Eu Aprendi!" já está pronto e sairá pela editora Campus/Elsevier na Bienal do Livro de 2006. Tudo isso por conta do networking realizado em 2005".

Nenhum comentário: