sexta-feira, 13 de junho de 2008

Entrevista para revista 100% Skate: Pensamento de Vanguarda

Originalmente publicado na edição 102 da revista CemporcentoSKATE (16/08/2006).

Depois da entrevista que ele deu na edição 102 da revista CemporcentoSKATE, vale a pena prestar atenção nesse depoimento, onde o cara mistura conhecimentos acadêmicos e mercadológicos com sua vivência no skate:

"Veja a importância desse mercado (skate): Os gurus do marketing moderno, como Malcolm Gladwell, Seth Godin e David Gensler cunharam termos como marketing epidêmico, marketing viral e mash culture para tentar entender porque algumas marcas simplesmente viram cool e todo mundo sai correndo para usar. Apesar dos gurus modernos, nós vimos e vivemos isso muito antes. Os skatistas usavam tênis Adidas desde a época do Mike Carroll no Plan B, ou antes. Com a marca Puma não foi diferente. Quando você vê um playboy usando Puma achando que está na moda, no mínimo você balança a cabeça. Mal sabem eles que os B-Boys, quando giravam no papelão da São Bento e dividiam o espaço com a gente, usavam isso a dezenas de anos atrás. Assisti a uma palestra do Malcolm Gladwell e boa parte do tema ele desenvolveu em cima da marca Airwalk, que apesar de ser um tênis com nome de manobra de skate, chegou a faturar 200 milhões de dólares. Ela foi classificada por uma importante empresa de marketing como a 3ª marca preferida por adolescentes do mundo inteiro entre as fabricantes de calçados, ficando atrás de Nike e Adidas. Essa história de "mash culture" se confunde às vezes com "urban", pois toda vez que um tênis cai no pé de um skatista, pode crer que logo você verá esse tênis nos pés dos hip-hopers de plantão, ou vice-versa".

Nenhum comentário: